Aula 05: Lógica de Programação

1. Conceitos Básicos

- Uso dos Pixels:

- Uso das Cores;

2. Interação e Códigos Elementares

Sintaxe Básica
// (comentários), /* */ (comentários multilinear), “;” (final de comando), println (visualização de comandos) e estrutura dos comandos.

Funções Básicas
size(), point(), line(), triangle(), quad(), rect(), ellipse(), bezier(), background(), fill(), stroke(), noFill(), noStroke(), strokeWeight(), strokeCap(), strokeJoin(), smooth(), noSmooth(), ellipseMode(), rectMode().

Funções de Movimentação de Figuras
translate(), rotate(), pushMatrix() e popMatrix()

3. Exercícios

  • Elaborar uma rotina utilizando os comandos básicos de controle.
  • Exemplo: Elaborar a imagem abstrata usando elementos gráficos: linhas, triângulos, retângulos e elipses. Fazer esta figura utilizando os comandos de movimento (translação e rotação), as mudança de escala de modo a gerar um padrão gráfico no plano com simetria. As linhas das figuras devem ser modificadas com os comandos fill (preenchimento do quadrado) e strokeWeight (modifica a grossura das linhas). 

4. Atividade

  • Elaborar um cenário utilizando elementos básicos.

Código Processing

5. Exemplo de Cenário em Movimento criado por Monica Rizzolli.

Mônica assina a capa da Revista Perspectiva com uma obra interativa, um código que se transforma através do contato do espectador. Sua criação reflete sobre o processo de transformação na paisagem urbana, dos rastros de tempos passados que vão se escondendo pouco a pouco até sumirem.

6. Exemplo de Arquivo em Java Script - Cobra 

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