Ementa da Disciplina: Design: imagem digital e infografia

Professor: Hermes Renato Hildebrand
Semestre: Primeiro Semestre de 2021
Horário: 5ª feira

Créditos: 3
Carga Horária: 68 horas

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1. OBJETIVOS E EMENTA DA DISCIPLINA

Ementa

Estudo dos repertórios e posturas críticas que permitem compreender as práticas com as imagens digitais e a infografia. Análise de exemplos importantes para conhecer os vetores no campo do design que levaram aos desenvolvimentos destas linguagens. Desenvolvimento de atividades em laboratório que levem o aluno à fluência nas práticas e tecnologias necessárias para a criação de imagens digitais e infográficos.

Objetivos Gerais:

  • Reconhecer os conceitos que envolvem o design digital;
  • Desenvolver habilidades no uso de programas para produção de imagens digitais;
  • Saber usar softwares para produzir imagens e composições visuais digitais;
  • Conhecer e reconhecer diferentes estruturas para a construção de produções digitais;
  • Articular diferentes processos de produção de imagem;
  • Buscar novas representações a partir das tecnologias digitais e emprego de novas técnicas para a reprodução de procedimentos digitais;
  • Utilizar conceitos de design de informação, infografia e visualização de dados.

Objetivos Específicos:

  • Levar o aluno a fazer reflexões sobre os conceitos de design e de produção de imagens digitais.
  • Apresentar princípios fundamentais do design de informação;
  • Desenvolver a habilidade instrumental no uso de programas digitais;
  • Compreender a lógica do funcionamento dos softwares, visando uma postura de aprendizagem autônoma;
  • Buscar novas representações a partir das tecnologias digitais e no emprego de novas técnicas para a reprodução de procedimentos analógicos no contexto digital

2. AULA A AULA - MATERIAL DISPONÍVEL PARA CONSULTA 

Aula 01: Introdução Conteúdo Programático
Apresentação da disciplina, Conteúdo Programático e sistema de avaliação. Introdução às Questões Fundamentais da Disciplina.​​​​​
Aula02: Processo de Percepção 
Apresentação do conceito de Percepção Semiótica
Aula03 - Porque as Artes e as Mídias Convergem?
Os paradigmas do momento mostram que, com os meios digitais fazem as mídias e as artes convergirem.
Tratamos dos conceitos teóricos que levam a essa convergência.
Aula04 - Espaços de Representação
Conceitos dos Espaços Topológicos de Representação - Espaço Euclidiano, Não Euclidiano e Topológico 
Aula 05 - Introdução e Uso das ferramentas de seleção
Introdução ao Photoshop e Uso das Ferramentas de Seleção

Exercício
Aula 06: Uso das Cores na Imagem
Conceitos sobre Cores e Ferramentas de Manipulação de Cores
Exercício

Aula 07: Uso de Texto 
Ferramentas de elaboração de Texto com o Photoshop.
Exercício
Aula 08: Uso de Fontes e Conceito de Diagramação de Imagens e Textos
Ferramentas de elaboração de Texto e Imagens.
Exercício
Aula 09: Diagramação e Ponto de Vista
Apresentar conceitos sobre perspectiva linear (geometria euclidiana e não euclidiana). 
Exercício
Aula 10: Pintura de Imagem - Utilizar Brushes
Definir imagem para ser pintada. Utilizar ferramentas do Ilustrator
Exercício
Aula 11: Pintura a partir de desenhos
Desenho realizados a partir de imagens com píxeis
Exercício
Aula 12: Conceitos de Infografia e Design de Interação
A Infografia é a construção de Narrativas com Imagens e Textos.
com transmissão de informações e dados.

Exercício
Aula 13: Padrões de Infográficos
Apresentação de de padrões e modelos de infográfico
EXERCÍCIO 5: Desenvolver uma infografia a partir de dados de Jogos.
Aula 14: Projeto Final - Ensaio Fotográfico
EXERCÍCIO 6: Trabalho Final.  
Aula 15: Projeto Final - Ensaio Fotográfico
EXERCÍCIO 6: Trabalho Final.  

3. Bibliografia

3.1. Bibliografia Básica

  1. BAMBOZZI, Lucas; BASTOS, Marcus Vinicius Fainer; MINELLI, Rodrigo. (Orgs.) Mediações, tecnologia e espaço público: panorama crítica da arte em mídias móveis.São Paulo: Conrdad, 2010. 
  2. COUCHOT, Edmond.  Da representação à Simulação: evolução das técnicas e das artes da figuração. In: PARENTE, André (org). Imagem-Máquina. A era das tecnologias do virtual.4ª ed. São Paulo, Ed. 34, 2011. 
  3. MACHADO, Arlindo. Arte e mídia.3ª ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.  

3.2. Bibliografia Adicional

  1. FLUSSER, Vilém. Filosofia da Caixa Preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia.São Paulo: Annablume, 2011. 
  2. MANOVICH, Lev. The Language of New Media.Cambridge, MIT Press, 2001. 
  3. PARENTE, André (Org). Imagem-máquina: a era das tecnologias do virtual. 3ª ed. São Paulo: Editora 34. 2001. 
  4. ROYO, Javier. Design Digital.São Paulo: Edições Rosari, 2008.
  5.  WUNDER, Alik. Fotografias como exercícios de olhar. In: 29ª. Reunião Anual da ANPEd – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação.Minas Gerais, Caxambú: Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Unicamp, 2006. Disponível em: http://29reuniao.anped.org.br/trabalhos/trabalho/GT16-2359--Int.pdf

3.3. Outras Bibliografias

  1. BAMBOZZI, Lucas. A era do "ready-made" digital. In: MACIEL, Katia; PARENTE, Andre Parente (Orgs.) Redes Sensoriais: Arte, Ciência, Tecnologia.Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria, 2003.
  2. BAMBOZZI, Lucas. O fenômeno da manipulação de imagens.Disponível em: http://pphp.uol.com.br/tropico/html/textos/2555,1.shl. Acesso 08/02/2011.
  3. BEIGUELMAN, Giselle.A imagem entre-linguagens. Disponível em: http://pphp.uol.com.br/tropico/html/textos/2866,1.shL. Acesso 08/02/2011.
  4. DALY, Tim. FELIPE, Sergio. JACINTO, Marta. Fotografia digital: um guia prático. Lisboa, 2000.
  5. GORDON , Bob e GORDON, Maggie. O guia completo do design gráfico digital.Lisboa: Livros e Livros, 2003.
  6. LUCIANO. A cor como informação: a construção biofísica, lingüística.São Paulo: Annablume, 2000.
  7. MAY, Alex. Multimedia: fotografia digital.Porto: DKCivilizacao, 2004.
  8. MITCHELL, William J. The reconfigured eye: visual truth in the post-photographic era. Cambridge, 1992.

4. Avaliação Processual

Exercícios realizados nas aulas: 60%
Trabalho Prático Final Impresso: 40%