Aula 16 - AVALIAÇÃO FINAL - QUESTÕES

QUESTÕES PARA AVALIAÇÃO FINAL

ENTREGAR NA AULA PARA O PROFESSOR.

Desenvolver um texto de PELO MENOS 5 PÁGINAS (contar com imagem 2 ou 3 no máximo e referências bibliográficas. Cada página do word em corpo 12 - Times New Roman e espaçamento simples tem em torno de 3.000 caracteres que é equivalente a uma página. Portanto o texto todo deverá ter em torno de 12.000 caracteres.

Texto de Apoio:

A partir do CONCEITO DE SISTEMA COMO OBRA DE ARTE desenvolvido em sala de aula e levando em consideração a evolução dos meios de comunicação do Renascimento até a Contemporaneidade, faça UM TEXTO REFLEXIVO escolhendo uma obra artística contemporânea (indicações de obras no link a seguir).

A partir do conceito de ESTÉTICA DA COMUNICAÇÃO de Mario Costa e Fred Forest apresentado na disciplina, podemos observar que este tema é uma reflexão filosófica sobre as novas condições e formas de vivências estéticas instauradas pelas Tecnologias da Inteligência.

Acrescentando ideias ao pensamento de McLuhan, as novas tecnologias não são só extensões do homem, elas são instrumentos de produção de conhecimento e são dotadas de lógica própria, com a qual precisamos interagir para criar. De fato, a Estética da Comunicação propõem um progressivo decréscimo da ideia de subjetividade, e consequentemente, de autor e autoria. Nela predomina a lógica dos instrumentos tecnológicos contemporâneos utilizados na elaboração de obras artísticas e, realmente, o que importa, segundo Costa, não é tanto o que é transmitido, mas a rede e as condições funcionais do intercâmbio, no qual são ativadas, ao mesmo tempo, uma energia vital e uma energia artificial.

As tecnologias da informação e da comunicação, ou melhor dizendo, Tecnologias da Inteligência (circuitos televisivos, redes telemáticas, slow-scam TV, tele-fax, internet, tecnologias de satélites e locativas) são as medidas da dimensão do sublime tecnológico e geram uma crise na representação simbólica. De fato, o Sublime Tecnológico é provocado por aquilo que não pode ser dito e não pode ser colocado em forma e o meio que transmite passa a mudar a essência da obra, a arte passa a ser menos representação e mais apresentação.

 

 
<<< Volta Menu Principal
 
<<< Volta ao Conteúdo Programático