Disciplina: Teoria dos Processos de Criação em Artes e nas Mídias

Programa de Pós-graduação em Artes Plásticas - IA
Professores: Hermes Renato Hildebrand
Semestre: 1º semestre de 2024
Horário: Segunda-feira, das 09h00 às 12h00
Créditos: 3 e Carga Horária: 60 horas

<<< Voltar Menu Principal

<<< Aula a Aula

DADOS DA DISCIPLINA

Ementa:

O objetivo é a pesquisa de caráter analítico-crítico, reflexivo-teórico e criativo-experimental, integrando várias linguagens expressivas em arte em interação multidisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar. A construção e a montagem das obras incluem desde procedimentos tradicionais das artes visuais até as formas híbridas.

Conteúdo:

A disciplina busca realizar reflexões teóricas de base semiótica sobre os processos de criação e produção nas artes e nas mídias, de modo que esse percurso permita compreender o processo criativo em sua complexidade e diversidade. Assim, os processos criativos serão discutidos e experienciados através de produções dos alunos e de outro artista escolhido em redes complexas e em permanente construção. Nas aulas serão desenvolvidos debates sobre a relevância e as implicações de se abordar os diferentes modos de comunicação sob o ponto de vista processual. Também serão elaborados trabalhos práticos visando a discussão e aplicação desta metodologia nos processos criativos das produções dos alunos. Este enfoque vem se mostrando necessário para abordagem de certas questões nas artes e nas mídias contemporâneas, que envolvem as relações entre produto e processos.

Objetivos Geral e Específicos:

  • Capacitar o aluno a reconhecer os vários modelos teóricos relacionados à comunicação, às artes e as mídias e suas linguagens;
  • Permitir que o aluno identifique nas produções dos períodos pré-industrial, industrial mecânico e eletro-eletrônico e digital das linguagens utilizadas. Eles devem reconhecer os elementos tecnológicos que definem as diversas correntes artísticas desde a arte renascentista até os dias de hoje. Capacitar o aluno a identificar e utilizar as suas potencialidades criativas nas novas realidades comunicacionais e estéticas.
  • Conhecer os modelos lógicos e de conhecimento das produções humanas relativas as artes e ciências, dando ênfase às produções artísticas e midiáticas contemporâneas;
  • Analisar produções artísticas e científicas de períodos históricos recentes que interferem em nossa produção;

 Metodologia

O curso será desenvolvido a partir de reflexões teóricas baseadas na metodologia semiótica e em análises das produções artísticas de vários artistas e nas produções dos alunos que serão realizadas durante as. Nas abordagens teóricas e práticas serão discutidos pontos como:

  1. A relevância dos estudos sobre processos de produção/criação para o campo da comunicação e das artes;
  2. As implicações das discussões das linguagens artísticas e mediáticas sob o ponto de vista de seus processos de produção como complexas redes de conexões em permanente mobilidade: abordagem relevante para certas questões contemporâneas, que envolvem a conceituação de autoria e a relação entre obra e processo;
  3. As conexões de natureza geral e prática que articulam os processos comunicativos e que, por sua vez, propiciam a verificação das especificidades dos modos como esses nexos se atualizam nas manifestações artísticas e nas diferentes mídias;
  4. Os insight, os procedimentos e as reflexões diante do ato produtivo/criativo fundamentado numa abordagem semiótica que possibilite observar este processo como uma rede sistêmica, inacabada e dinâmica de relações.

Avaliação

A avaliação será realizada a partir de seminários, análise das produções artísticas dos alunos e da realizaçõa de análise do trabalho  por meio de uma monografia.

AULA A AULA - Material Disponível para Consulta

Aula 01: Conteúdo Programático e Introdução Porque as Arte e a Mídias Convergem

Aula 02: Processos de Criação e a Semiótica

Aula 03: Sistema como obra de arte

Aula 04: Paradigma das redes e as artes

Aula 05: O Gesto Inacabado, Cecília Salles

Aula 06: Redes de Criação, Cecília Salles

Aula 07: Laboratório – Processos Criativos sobre o Livro “Um retrato de Giacometti” de James Lord

Aula 08:Individuação e os Modos de Existência dos Objetos Técnicos

Aula 09: Laboratório – Processos Criativos dos Alunos

Aula 10: Laboratório – Processos Criativos dos Alunos

Aula 11: Laboratório – Processos Criativos dos Alunos

Aula 12: Laboratório – Processos Criativos dos Alunos

Aula 13:Laboratório – Orientação dos Projetos Finais

Aula 14: Labooatório – Processos Criativos dos Alunos

Aula 15:  Laboratório – Processos Criativos dos Alunos

Aula 16: Laboratório – Processos Criativos dos Alunos 

4. Bibliografia Básica

01. LAURENTIZ, Paulo. A holarquia do pensamento artístico. São Paulo: Editora da Unicamp, 1991.
02. BASTOS, Marcus. Limiares das Redes: escritos sobre arte e cultura contemporânea. São Paulo: Intermeios, 2014.
03. MACHADO, Arlindo. As linhas de força do vídeo no Brasil. In: Made in Brasil: três décadas do vídeo brasileiro. São Paulo: Iluminuras, 2007.
04. MELLO, Christine (org.). Extremidades: experimentos críticos - redes audiovisuais. São Paulo: Estação das letras e cores, 2017.
05. SANTOS, Laymert Garcia. Politizar as novas tecnologias: o impacto sócio-técnico da informação digital e genética. São Paulo: Editora 34, 2003.
06. LEÃO, Lúcia (org.). O chip e o caleidoscópio: reflexões sobre as novas mídias. São Paulo: Editora SENAC, 2005.
07. SALLES, Cecília de Almeida. Gesto Inacabado: Processo de Criação Artística. São Paulo:Editora AnnaBlumen, 1998.
08. SANTAELLA, Lúcia e ARANTES, Priscila. Estéticas tecnológicas: novos modos de sentir. São Paulo: EDUC, 2008.
 

5. Bibliografia Complementar

ARANTES, Priscila; CARAMELLA, Elaine; RÉGIS, Sonia (Orgs.) Arte: história, crítica e curadoria. São Paulo: Educ, 2014.
BASTOS, Marcus Vinicius Fainer. Limiares das redes: escritos sobre arte e cultura contemporânea. São Paulo: Intermeios, 2014.

MACHADO, Arlindo. O Quarto Iconoclasmo e outros ensaios hereges. Rio de Janeiro: Contra-Capa: Rios Ambiciosos, 2001.
MELLO, Christine (Org). Extremidades: experimentos críticos – redes audiovisuais, cinema, performance, arte moderna. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2017.
SANTAELLA, Lúcia. Culturas e artes do pós-humano: da cultura das mídias à cibercultura. São Paulo: Paulus, 2014.

6. Avaliação Processual

  • Seminário de Apresentação - Trabalho em Grupo - 10 pontos.
  • Trabalho Coletivo - 10 pontos. 
  • Entrega Texto Individual.