P03653 – Fundamentos do Design Tecnológico em Ambientes Inteligentes

Módulo: I – Fundamentos Conceituais
Área de Concentração: Processos Cognitivos e Ambientes Digitais
Linha de Pesquisa: Design Digital e Inteligência Coletiva
Professores: Hermes Renato Hildebrand e Marcus Vinicius Fainer Bastos
Semestre: 2º de 2020
Horário: Quarta Feira, das 9h as 12h
Créditos: 3 e Carga Horária: 255 horas

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1. Dados da Disciplina

Ementa:

A disciplina busca desenvolver os fundamentos de uma noção de design expandido que caracteriza a era da computação ubíqua, pervasiva ou everyware, com vistas a uma compreensão crítica e ao fomento para o desenvolvimento de soluções inovadoras de uma sociedade em constante transformação. Para tanto, estabelece um campo de discussão interdisciplinar a partir de estudos que tratam de modo crítico a origem e desenvolvimento do design, estéticas tecnológicas, inteligência coletiva e gestão do conhecimento em paralelo com a revolução digital. Serão trabalhados os conceitos que devem informar o design dos ambientes inteligentes, fixos e móveis, tais como interação, imersão, instalação, controle, vigilância, acoplamento, prótese, mobilidade, nomadismo, hiperestesia, nanodispositivos e robótica.

Objetivo Geral da Disciplina:

O principal objetivo da disciplina é apresentar as teorias críticas das linguagens técnicas, por meio de um percurso pelos autores mais importantes da área, e tomando obras de arte e tecnologia como material de análise. O campo temático será constituído a partir de um foco nas linguagens audiovisuais e midiáticas, por meio de um quadro teórico que se apoia na chamada arqueologia das mídias. As aulas serão conduzidas em formato expositivo, em duas etapas que constituem a apresentação de um ou mais autores que representam um conjunto de questões, seguido de um repertório de artistas cujas obras podem ser interpretadas por meio das premissas apresentadas.

Objetivos Específicos:

  • Conhecer os conceitos, fundamentos e padrões de representação da natureza e da cultura, com ênfase nos aspectos artísticos e midiáticos;
  • Permitir que o aluno identifique as linguagens utilizadas nas produções dos períodos pré-industrial, industrial mecânico e industrial eletroeletrônico e digital;
  • Conhecer os modelos lógicos e de conhecimento das produções humanas relativas as artes e ciências, dando ênfase às produções artísticas e midiáticas contemporâneas;
  • Analisar produções artísticas e científicas de períodos históricos recentes que interferem em nossa produção;

 2. Metodologia

O curso será desenvolvido a partir de reflexões teóricas e estéticas com análise das produções artísticas de vários artistas e dos alunos.

Nas abordagens teóricas e práticas serão discutidos pontos como:

  • A relevância dos estudos sobre processos de produção/criação para o campo da comunicação e das artes;
  • As implicações das discussões das linguagens artísticas e mediáticas sob o ponto de vista de seus processos de produção como complexas redes de conexões em permanente mobilidade: abordagem relevante para certas questões contemporâneas, que envolvem a conceituação de autoria e a relação entre obra e processo;
  • As conexões de natureza geral e prática que articulam os processos comunicativos e que, por sua vez, propiciam a verificação das especificidades dos modos como esses nexos se atualizam nas manifestações artísticas e nas diferentes mídias;
  • Os insight, os procedimentos e as reflexões diante do ato produtivo/criativo fundamentado numa abordagem semiótica que possibilite observar este processo como uma rede sistêmica, inacabada e dinâmica de relações.

3. AULA A AULA - Material Disponível para Consulta

4. Bibliografia Básica

01. LAURENTIZ, Paulo. A holarquia do pensamento artístico. São Paulo: Editora da Unicamp, 1991.
02. BAMBOZZI, Lucas; Bastos, Marcus; Minelli, Rodrigo (Ed.). Mediação, tecnologia, espaço público: panorama crítico da arte em mídias móveis. São Paulo: Conrad, 2010.
03. BASTOS, Marcus. Limiares das Redes: escritos sobre arte e cultura contemporânea. São Paulo: Intermeios, 2014.
04. PARENTE, André Tramas Redes.
05. BUCK-MORS, Susan, et.al. Benjamin e A Obra de Arte. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
06. STAM, Robert. Introdução às Teorias do Cinema. Campinas: Papirus, 2000.
07. ERNST, Wolfgang. Chronopoetics: The Temporal Being and Operativity of Technological Media. London: Rowman & Littlefield, 2016.
08. MACHADO, Arlindo. As linhas de força do vídeo no Brasil. In: Made in Brasil: três décadas do vídeo brasileiro. São Paulo: Iluminuras, 2007.
09. REBENTISC, Juliane. Aesthetics of Installation Art. Berlin: Sternberg Press, 2012.
10. SPIELMANN, Yvonne. Video: The Reflexive Medium. Cambridge (MA), MIT Press, 2008.
11. MELLO, Christine (org.). Extremidades: experimentos críticos - redes audiovisuais. São Paulo: Estação das letras e cores, 2017.
12. SANTOS, Laymert Garcia. Politizar as novas tecnologias: o impacto sócio-técnico da informação digital e genética. São Paulo: Editora 34, 2003. 

5. Bibliografia Complementar

01. COSTA, Mario, O sublime tecnológico, São Paulo: Experimento, 1995.
02. KITTLER, Friedrich. A história dos meios de comunicação. In: Lúcia Leão (org.). O chip e o caleidoscópio: reflexões sobre as novas mídias. São Paulo: Editora SENAC, 2005.
03. LEÃO, Lúcia. O labirinto da hipermídia: Arquitetura e navegação no ciberespaço. São Paulo: Iluminuras, 1999.
04. MACHADO, Arlindo. O quarto Iconoclasmo e outros ensaios hereges. São Paulo: Rios, 2001.
05. MANOVICH, Lev. Novas mídias como tecnologia e idéia: dez definições. In: Lúcia Leão (org.). O chip e o caleidoscópio: reflexões sobre as novas mídias.São Paulo: Editora SENAC, 2005.
06. OKADA, Alexandra. Cartografia Cognitiva. Cuiabá: Editora KCM, 2008
07. SANTAELLA, Lúcia. Culturas e artes do pós-humano: da cultura das mídias à cibercultura. São Paulo: Paulus, 2003.
08. SANTAELLA, Lúcia e ARANTES, Priscila. Estéticas tecnológicas. São Paulo: EDUC, 2008.
09. ZIELINSKI, Siegfried. A arqueologia da mídia. In: Leão, Lúcia (org.). O chip e o caleidoscópio: reflexões sobre as novas mídias. São Paulo: Ed. SENAC, 2005.

6. Avaliação Processual

A avaliação será realizada a partir da participação em aula e do projeto final desenvolvido.