CS403 – Multimídia |
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1. EMENTA DA DISCIPLINA |
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A partir da complexidade da ecologia cultural e cognitiva contemporânea resultante da revolução digital que presenciamos, observamos uma grande mudança na lógica de produção de linguagem. De fato, as contínuas conexões e a convergência dos meios contemporâneos são constituídas por uma rede móvel de pessoas e de tecnologias nômades que operam em espaços físicos não contíguos. Estamos diante de um espaço híbrido onde o espaço geométrico configura-se através dos sistemas midiáticos e o espaço geográfico não é mais tão necessário. São tecnologias que estão produzindo novas subjetividades em contínua mutação, subjetividades autoprogramáveis, dotadas de meios para repensar de modo intermitente suas falhas e competências, seus limites e suas expectativas. As tecnologias da inteligência estão se tornando cada vez mais maleáveis e aptas para dar abrigo às subjetividades em construção no contexto de comunidades adaptativas. As tecnologias da inteligência são aqueles que afetam diretamente as formas de adquirir conhecimento. Assim, pretende-se analisar, discutir e desenvolver as novas estruturas lógicas dos sistemas narrativos diante das tecnologias da inteligência. |
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2. OBJETIVO GERAL | |
Proporcionar ao aluno uma visão geral dos sistemas e linguagens das tecnologias da inteligência, dos sistemas e linguagens para desenvolvimento de aplicativos para os ambientes com as mídias digitais e locativas. A disciplina pretende apresentar ferramentas conceituais e técnicas para o desenvolvimento de aplicativos on-line e off-line. Pretende-se também realizar discussões sobre questões estéticas e poéticas dos meios digitais através das linguagens, bem como, questões relativas à navegabilidade, usabilidade e portabilidade dos mesmos. A tecnologia da inteligência é capaz de atender a muitas particularidades - motoras, afetivas, emocionais e cognitivas - dos usuários. | |
3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS | |
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4. CONTEÚDO TEÓRICO | |
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Aula 01: Apresentação Disciplina-IntroduçãoAula 02: Processos de Criação/Datas ProjetoAula 03: Fundamentos BásicosAula 04: Fundamentos ConceituaisAula 05: Roteiro para as Novas MídiasAula 06: Hipermídia e InteratividadeAula 07: Interatividade: questão de recepçãoAula 08: Poéticas Interativas e Emergência |
Aula 09: Imagens Interativas e Sistemas InteligentesAula 10: Vida Artificial e Algoritmos GenéticosAula 11: Sistema como ObrasAula 12: Redes e CiberespaçoAula 13: Projeto FinalAula 14: Projeto FinalAula 15: Projeto FinalAula 16: Projeto Final |
6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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AGRA, Lucio e COHEN, Renato. “Criação em hipertexto: vanguardas e territórios mitológicos”. In: Labirintos do pensamento contemporâneo, Lucia Leão (ed.). São Paulo: Iluminuras – Fapesp, 2002. ZIELINSKI, Siegfried. “Arqueologia das mídias”. Em: O Chip e o caledoscópio: estudos em novas mídias (Lucia Leão, org.). São Paulo, Editora SENAC, 2005. |
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7. BIBLIOGRAFIA TÉCNICA | |
OEHLMAN, Dalmon e BLANC, Sebástien. Aplicativos Web Pro Android. Rio de Janeiro, Editora Ciência Moderna, 2012. | |
Exercícios realizados nas aulas: 40% Trabalho Prático Final: 60% |