P03809 - Teorias Avançadas do Design Tecnológico e Ambientes Inteligentes (TADTAI)

<<< Voltar Menu Principal

<<< Aula a Aula

 

1. OBJETIVOS E EMENTA DA DISCIPLINA

1. Descrição e ementa da disciplina:

A disciplina tem como objetivo proporcionar discussões teóricas sobre estéticas tecnológicas contemporâneas com base nos temas da mobilidade, imersão, interatividade, tecnologias nas redes, narrativas transmidiáticas, territórios, localização, ciência e arte. Pretendemos discutir como as tecnologias móveis e os ambientes imersivos digitais podem ser usados na definição de padrões estéticos na contemporaneidade e como se dá o processo de criação com as tecnologias digitais. Os alunos deverão assumir uma postura interdisciplinar para a área, focando os principais desafios na concepção, desenvolvimento e implantação de experiências cognitivas e artísticas. 

2. Objetivos:

Os principais objetivos do curso são:

  • estudar os aspectos inovadores na criação artística usando as tecnologias digitais e os dispositivos móveis;
  • estudar os princípios, os problemas de pesquisa e aplicações das tecnologias digitais e dos dispositivos móveis nas artes;
  • adquirir experiência para entender as necessidades dos usuários e poder ajudá-los a desenvolver competências para que possam acompanhar a rápida evolução das tecnologias, ferramentas e técnicas na área.

Nesse contexto, estão previstas atividades e relatos reflexivos sobre a própria cognição, usando dispositivos digitais e móveis ou sobre experiência com instalações artísticas que usam estes dispositivos e também, a realização de seminários com base nas reflexões artísticas e estéticas. Será proposta uma atividade educacional que usa dispositivos móveis ou uma instalação artística que usa dispositivos móveis ou tecnologia emergentes.

3. Detalhamento da ementa da disciplina em unidades de conteúdo:


Aula 01:
Apresentação da disciplina.
20/02

Aula 02: Introdução a Estética. 27/02

Aula 03: Do Belo ao Sublime no Tecnológico. 06/03

Aula 04: Do Belo ao Sublime no Tecnológico. 13/03

Aula 05: Metodologia Semiótica para Análise de Casos. 20/03

Aula 06: Metodologia Semiótica para Análise de Casos. 27/03

Aula 07: Imagem do Olhar, para Olhar e sem Olhar. 03/04

Aula 08: Arte Urbana. 10/04

Aula 09: Arte como Sistema - Sistema como Obra de Arte. 24/04


Aula 10: Arte e Interatividade - Autor-Obra-Recepção/ Autor e Autoria. 08/05

Aula 11: Artes, Redes e Remix 15/05

Aula 12: Video Mapping 22/05

Aula 13: Feriado 29/05

Aula 14: Seminários - Apresentação das Pesquisas 05/06

Aula 15: Seminários - Apresentação das Pesquisas 12/06

Aula 16: Seminários - Apresentação das Pesquisas 19/06

Aula 17: Entrega do Artigo 26/06

4. Bibliografia
4.1. Básica

BACHELARD, G (2000). A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes.
BOURRIAUD, Nicolas (1998). Relational Aesthetics. Paris: Les presse du réel.
DAVIS, Douglas (1973). Art and the future. A history - prophecy of collaboration between Science, Technology and Art. New York: Praeger Publishers.
GALLOWAY, A. (2006). Gaming: Essays on Algorithmic Culture (Electronic Mediations).  Minneapolis: Univ. of Minnesota Press.
HILDEBRAND, H. R. ( 2010). Das Geometrias aos Sistemas como Obra de Arte. Artech 2010 - Proceedings of the 5th Internacional Conference on Digital Arts, Portugal. Disponível em: < http://www.artech-international.com/artech2010/index.php.  Acesso em: 18/05/2010.
HILDEBRAND, H. R. ; CANDELLO, H. C. S. P. Metodologia Semiótica para Análise de Revistas Digitais On-line. Actas de Diseño, v. Ano 3, p. 66-71, 2008.
JONES, C. A. (2006). Sensorium: Embodied Experience, Technology, and Contemporary Art. Cambridge, Mass.: The MIT Press.
LEÃO, L. (2002). O chip e o caleidoscópio: reflexões sobre as novas mídias. São Paulo: Ed. SENAC.
MACHADO, Arlindo (2001). O quarto Iconoclasmo e outros ensaios hereges. São Paulo: Rios. 
MANOVICH, Lev. The Language of New Media. Cambridge. MIT Press, 2001.
PLAZA, Julio & TAVARES, Monica (1998). Processos criativos com meios eletrônicos: poéticas digitais. São Paulo: Editora Hucitec.
POPPER, Frank (1983). Art of the eletronic age. New York: Harry N. Abrams, Inc., Publishers.
SANTAELLA, L. (2008). Linguagens Líquidas na Era da Mobilidade. São Paulo: Paulus.
SANTAELLA, Lucia. Estética de Platão a Peirce. São Paulo: Experimento, 1994.
WILSON, S. (2002). Information Arts: Intersections of Art, Science and Technology.Cambridge, Mass.: The MIT Press.

 

4.2 Adicional

ASCOTT, R. (2000). A arquitetura da cibercepção. In: Leão, L. (org.) InterLab: labirintos do pensamento contemporâneo. São Paulo: Editora Iluminuras - FAPESP.
BEIGUELMAN, G. (2003). O Livro depois do Livro. São Paulo: Peirópolis.
DELANDA, M. (2001). Open-Source: A Movement in Search of a Philosophy (presented at the Institute for Advanced Study). Princeton, New Jersey. Disponível em:http://www.cddc.vt.edu/host/delanda/pages/opensource.htm. Acesso em: 12/02/2009.
DELEUZE, G. (2001). Conversações. São Paulo: Editora 34.
DURAND, G. (1989). As estruturas antropológicas do imaginário. Lisboa: Presença.
GUATTARI, F. (1992). Caosmose: um novo paradigma estético. São Paulo: Editora 34. 
HILDEBRAND, H. R.; ZAMPRONHA, E. S.; FOGLIANO, F.; SOGABE, M..T. LEOTE, R. SAtrator Poético: Interface entre Arte, Ciência e Tecnologia. Revista VIS (UnB), Brasília, v. Ano 4, n. Ano 4, p. 95-106, 2005.
HILDEBRAND, H. R. Uma Arte de Raciocinar. In: Revista Libero. São Paulo: FACASPER, v. Vol. 5, n. No. 9-10, p. 40-55, 2002.
HOLMES, B. (2007). Network Maps, Energy Diagrams. Disponível em: <http://brianholmes.wordpress.com/2007/04/27/network-maps-energy-diagrams> Acesso em: 28/02/2008.
LEÃO, L. (2001). A estética do labirinto. São Paulo: Anhembi-Morumbi.
PACKER, R. (2005). O que é multimídia, de uma vez por todas. In: Lucia Leão (ed.), O chip e o caleidoscópio: reflexões sobre as novas mídias, São Paulo: Editora SENAC.
MANOVICH, L. (2005). Novas mídias como tecnologia e idéia: dez definições. In: Lucia Leão (org.). O chip e o caleidoscópio: reflexões sobre as novas mídias. São Paulo: Editora SENAC.
RANCIÈRE, J. (2006). A partilha do sensível: Estética e política. São Paulo: Editora 34.
SANTAELLA, L. (2003). Culturas e artes do pós-humano: da cultura das mídias à cibercultura. São Paulo: Paulus.
STILES, K. e P. Selz, (org.) (1996). Theories and documents of contemporary art: a sourcebook of artists' writings. Berkeley: University of California Press.