Disciplina: AP709 - A Arte e Novos Meios

Departamento de Multimeios, Midias e ComunicaçãoArtes
Professor: Hermes Renato Hildebrand
Semestre: 2º Semestre de 2023
Horário: Segunda Feira, das 13h30 às 18h00

<<< Voltar Menu Principal

<<< Aula a Aula

1. Dados da Disciplina

Ementa:

A disciplina propõe apresentar e discutir as linguagens tecnológicas enfocando a criação digital para construção da pesquisa artística: a imagem eletrônica videobjetos, videoinstalações e outros, ambientes interativos e imersivos. Ferramentas de tecnologia e Comunicação.

Objetivos Geral e Específicos:

  • Capacitar o aluno a reconhecer os vários modelos teóricos relacionados à comunicação, às artes e suas linguagens;
  • Permitir que o aluno identifique nas produções dos períodos pré-industrial, industrial mecânico e industrial eletroeletrônico e digital das linguagens utilizadas.
    Eles devem reconhecer os elementos tecnológicos que definem as diversas correntes artísticas desde a arte renascentista até os dias de hoje.
  • Capacitar o aluno a identificar e utilizar as suas potencialidades criativas nas novas realidades comunicacionais e estéticas.
  • Conhecer os modelos lógicos e de conhecimento das produções humanas relativas as artes e ciências, dando ênfase às produções artísticas e midiáticas
    contemporâneas;
  • Analisar produções artísticas e científicas de períodos históricos recentes que interferem em nossa produção;

 2. Metodologia

O curso será desenvolvido a partir de reflexões teóricas e estéticas com análise das produções artísticas de vários artistas.

Nas abordagens teóricas e práticas serão discutidos pontos como:

  • A relevância dos estudos sobre processos de produção/criação para o campo da comunicação e das artes;
  • As implicações das discussões das linguagens artísticas e mediáticas sob o ponto de vista de seus processos de produção como complexas redes de conexões em permanente mobilidade: abordagem relevante para certas questões contemporâneas, que envolvem a conceituação de autoria e a relação entre obra e processo;
  • As conexões de natureza geral e prática que articulam os processos comunicativos e que, por sua vez, propiciam a verificação das especificidades dos modos como esses nexos se atualizam nas manifestações artísticas e nas diferentes mídias;
  • Os insight, os procedimentos e as reflexões diante do ato produtivo/criativo fundamentado numa abordagem semiótica que possibilite observar este processo como uma rede sistêmica, inacabada e dinâmica de relações.

3. AULA A AULA - Material Disponível para Consulta

Aula 01: (31/07/2023) Apresentação da Disciplina e Avaliações Texto Porque as Artes e as Mídias Convergem?

Aula 02: (07/08/2023) Processo de Criação e Cognição: Estética, Ética e Lógica

Aula 03: (14/08/2023) História das Artes e das Mídias. Conceitos sobre Estética nas Artes - Período Pré-Industrial

Aula 04: (21/08/2023) História das Artes e das Mídias. Conceitos sobre Estética nas Artes - Período Industrial Mecânico

Aula 05: (28/08/2023) História das Artes e das Mídias. Conceitos sobre Estética nas Artes - Período Eletro-Eletrônico e Digital

Aula 06: (04/09/2023) Atividade - Escolher e apresentar um artista contemporâneo 

Aula 07: (11/09/2023)_Níveis de Interatividade e Sistema como Obra de Arte

Aula 08: (18/09/2023) Visualidade_Interação e Interatividade

Aula 09: (25/09/2023) Individuação e Modos de existência dos objetos técnicos - Gilbert Simondon

Aula 10: (02/10/2023) Evento dos Alunos - FEIA 

Aula 11: (31/10/2023) Virtualização das Tecnologias Emergente e a Biodiversidade - Laymert Garcia

Aula 12: (06/11/2023) Grupos de Artes e Tecnologias do Brasil - Exercícios

Aula 13: (13/11/2023) Grupos de Artes e Tecnologias do Brasil - Exercícios

Aula 14: (20/11/2023) Feriado - Projeto Final

Aula 15: (27/11/2023) Orientação dos Trabalhos - Cronograma de atendimento

Aula 16: (04/12/2023) Apresentação dos Trabalhos Finais 

4. Bibliografia Básica

01. LAURENTIZ, Paulo. A holarquia do pensamento artístico. São Paulo: Editora da Unicamp, 1991.
02. BASTOS, Marcus. Limiares das Redes: escritos sobre arte e cultura contemporânea. São Paulo: Intermeios, 2014.
03. MACHADO, Arlindo. As linhas de força do vídeo no Brasil. In: Made in Brasil: três décadas do vídeo brasileiro. São Paulo: Iluminuras, 2007.
04. MELLO, Christine (org.). Extremidades: experimentos críticos - redes audiovisuais. São Paulo: Estação das letras e cores, 2017.
05. SANTOS, Laymert Garcia. Politizar as novas tecnologias: o impacto sócio-técnico da informação digital e genética. São Paulo: Editora 34, 2003.
06. LEÃO, Lúcia (org.). O chip e o caleidoscópio: reflexões sobre as novas mídias. São Paulo: Editora SENAC, 2005.
07. MORAN, Patrícia (Org.) Cinemas transversais. São Paulo: Iluminuras, 2016.
08. SANTAELLA, Lúcia e ARANTES, Priscila. Estéticas tecnológicas: novos modos de sentir. São Paulo: EDUC, 2008.
 

5. Bibliografia Complementar

ARANTES, Priscila; CARAMELLA, Elaine; RÉGIS, Sonia (Orgs.) Arte: história, crítica e curadoria. São Paulo: Educ, 2014.
BASTOS, Marcus Vinicius Fainer. Limiares das redes: escritos sobre arte e cultura contemporânea. São Paulo: Intermeios, 2014.

MACHADO, Arlindo. O Quarto Iconoclasmo e outros ensaios hereges. Rio de Janeiro: Contra-Capa: Rios Ambiciosos, 2001.
MELLO, Christine (Org). Extremidades: experimentos críticos – redes audiovisuais, cinema, performance, arte moderna. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2017.
SANTAELLA, Lúcia. Culturas e artes do pós-humano: da cultura das mídias à cibercultura. São Paulo: Paulus, 2014.

6. Avaliação Processual

  • 04 Setembro - Seminário de Apresentação - Trabalho em Grupo - 20 pontos.
  • 06 e 13 Novembro - Trabalho Coletivo do Mapa dos Grupos de Arte e Tecnologia do Brasil - 20 pontos. 
  • Entrega Final 04/12 Trabalho Final - 60 pontos